Piscina Romana de D. Afonso Henriques

Classificado como MN - Monumento Nacional
Constituindo um dos complexos termais de origem romana mais bem conservados dos existentes no actual território nacional, as termas de São Pedro do Sul (possivelmente correspondendo à romana Aquae Sulis, evocativa de Sulis, deusa da Cura relacionada com as fontes de água quente) ostentam uma monumentalidade compreensível à luz, tanto da qualidade das nascentes de águas sulfurosas e radioactivas (DIONÍSIO, Sant'Ana, 1984, p. 757), quanto da posição que deteria no sistema de rede viária. "[...] e se o sítio das termas não corresponde a um aglomerado urbano, este poderá ter sido o vizinho castro do Banho, distante escassas centenas de metros."

Castro de Nossa Senhora da Guia e Capela e Adro de Nossa Senhora da Guia

Classificado como MN - Monumento Nacional
Conhecido por "Castro de Baiões", o "Castro de N. Sra. da Guia" situa-se no monte que lhe deu nome, sobranceiro ao rio Vouga, no topo do qual se ergue uma capela consagrada à N. Sra. da Guia, a cerca de 4 quilómetros da vila de Baiões e das Termas de S. Pedro do Sul. Estamos perante um povoado de altura edificado durante a Idade do Bronze (mais propriamente no século VII a. C.) estabelecido para esta região do actual território português que mereceu a atenção dos arqueólogos somente em 1973.

Castro de Beirós / Castro do Banho

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
Localizado no lugar de Ferreiros, na margem direita do rio Vouga, na confluência de um pequeno riacho, e a pouca distância das actuais termas de São Pedro do Sul, o "Castro de Banho" foi objecto de escavação em meados dos anos cinquenta do século passado (e retomadas na década de setenta e em 2000), da responsabilidade de João Manuel Bairrão Oleiro, na sequência do interesse que a estação também despertou junto de outros investigadores, a exemplo de A. Amorim Girão, José Coelho (detentor de uma significativa colecção arqueológica) e Fernando Russell Cortez, que veio a ser director do Museu de Grão Vasco, em Viseu.

Convento dos Franciscanos (São José)

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
No antigo convento de São José encontram-se, actualmente, os Paços do Concelho de São Pedro do Sul, que para aqui se mudaram em 1842, na sequência do Decreto de Extinção das Ordens Religiosas, que pôs fim à curta vida conventual deste edifício.

Palácio de Reriz

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
A história do Palácio do Marquês de Reriz encontra-se directamente relacionada com a presença da rainha D. Amélia nas Termas de São Pedro do Sul, que frequentou no final do século XIX hospedando-se, por diversas vezes, neste solar (OLIVEIRA, 2001). Todavia, a sua edificação é anterior, remontando ao primeiro quartel do século XVIII, por iniciativa de um dos fundadores da Real Companhia dos Vinhos do Alto Douro, D. Diogo Francisco de Almeida e Vasconcelos.

Outros locais de interesse

Ecopista do Vouga | Mais informação

Outros momumentos de interesse

Fonte: Sistema de Informação Para o Património Arquitectónico