Baiões

Baiões, freguesia extinta (agregada) pela reorganização administrativa de 2012/2013, sendo o seu território integrado na União das Freguesias de São Pedro do Sul, Várzea e Baiões.

Situa-se a 3km da Freguesia de São Pedro do Sul e dista cerca de 25km da Sede de Distrito, que é Viseu. Constituída por: Costeiras, Igreja, Lágea, Outeiro, Picoto, Portela da Cruz, Quinta Nova, Seara, Segadães, Souto, Tamonde e Vila Pouca, Baiões tem uma área de 2,44 km² e 286 habitantes, aquando dos censos de 2011, o que faz com que tenha a maior taxa de densidade, cerca de 117,2 hab/km².

Fonte https://pt.wikipedia.org

Baiões é um topónimo de origem germânica, designativo de uma "villa" que dá o nome a uma das mais influentes e poderosas famílias nobres fixadas, em tempos idos, neste território. Foi uma freguesia muito antiga, sendo algumas das suas povoações anteriores à fundação da nacionalidade, como provam alguns documentos escritos e a toponímia local.

Os pontos turísticos da freguesia com mais destaque são o Castro da Senhora da Guia, a Capela e o Adro que foram reconhecidos em 1992 como monumentos nacionais. Na referida capela foram encontradas, em 1947, três jóias de ouro que hoje fazem parte do Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa.

História do Castro de Baiões | 1 MB | | Consulta/Download

Mapa de Baiões

Orago: Santa Eulália

Festas e Romarias: Nossa Senhora da Guia (Segunda-feira de Páscoa); Festa popular (1º Domingo de Julho)

Património cultural e edificado: Igreja Matriz, Castro de Nossa Senhora da Guia, Cruzeiro de Baiões, capela e adro de Nossa Senhora da Guia, casas da Lájea. Casas do Cima da Laje e do Souto.

Outros locais a visitar: Casas do Cimo da Lagea e do Souto, Alminhas de Burgueta

Artesanato: Carpintaria

Instituições da Freguesia:

  • ATAB |